SIMPATIAS CORPORATIVAS

Pollyana Clouds é uma intrépida gestora de RH lidando com o maior dos pesadelos desta área: a demonstração do ROI positivo dos muitos projetos e iniciativas do setor. Com a corda do financeiro em seu pescoço, a destemida executiva propõem soluções verdadeiramente fora da caixa para mostrar que os apaixonados por gente também podem entragar resultados concretos além de um dúbio amor.

Toda esta iniciativa de nossa guerreirinha do RH é vista no capítulo 4 do livro MONKEY S/A: Num mundo corporativo tão tão distante. Um dos projetos criados remonta a adoção de “Simpatias”, antigas práticas místicas de sabedoria popular, agora trabalhadas em prol da performance e da carreira dos funcionários, como veremos no exemplo abaixo de parte do projeto inovador de Pollyana Clouds.

1.Gerente Líder: Luzia De La Reza

N.Versão do Documento: 0007

Título e Descrição do Projeto

Projeto de resgate de uma prática popular tradicional para gerar resultados extraordinários, as chamadas Simpatias, e implementá-las, através das devidas adequações ao meio corporativo. A relativa facilidade, a ampla aceitação cultural e a eficácia comprovadamente imaginada dão a base de relevância dessas ferramentas que facilitarão aos nossos colaboradores atingirem suas metas e objetivos de forma menos complexa, transpassando etapas sem conflitar com o código de boas práticas do funcionário.

Motivação ou Justificativa do Projeto

Contribuir para:

O aumento da proatividade dos funcionários em gerir suas carreiras com esses recursos.

Facilidade de ampla implementação pelos colaboradores.

Alto índice de eficácia e retorno sobre os investimentos individuais realizados.

Gerente de projeto designado e nível de autoridade no projeto

Luzia de La Reza, RH Analyst renomada e internacionalmente reconhecida pelas habilidades em lidar com situações fora dos manuais de boas práticas em gestão de pessoas das empresas e especialista em conflitos incompreensíveis aos mais exímios analistas e VPs da área.

AutoridadeDescrição
TotalValidar o percentual de efetividade das simpatias corporativas
em uso internamente.
TotalDelimitar o tipo e a quantidade das categorias de simpatias
corporativas disponíveis.
TotalDirimir os conflitos entre os resultados individuais obtidos e os interesses da companhia

Diminuir a insatisfação e o sentimento de nulidade de boa parte dos colaboradores.

Disseminar a esperança de crescimento, melhorias e resoluções dos problemas internos em definitivo e sem a necessidade de conflitos, indisposições ou abertura de processo contra o RH.

Melhorar o clima organizacional como um todo através da solução dos anseios dos funcionários mantendo o status quo interno.

Um compilado de simpatias corporativas organizadas por necessidades e propósitos em uma linguagem acessível e disponibilizado para todos os funcionários. Anexamos três simpatias neste Termo de Abertura a título de exemplo e melhor compreensão do escopo do projeto.

ANEXO 5.1 – SIMPATIA CORPORATIVA PARA PROMOÇÃO

Que tal ser promovido?

Aquele cargo de gerente que você tanto almeja e persegue com sangue, suor e lágrimas já está mais do que na hora de sair. Para desatar esse nó, use essa simpatia para clarear e tirar as dúvidas da sua chefe quanto ao seu merecimento.

Fazendo a Simpatia

Escreva seu nome e cargo pretendido num pedaço de papel dourado e o enrole junto a um trevo de quatro folhas. Coloque o papel escondido atrás do mural de destaques do mês. Dependendo do cargo, a promoção sairá em breve.

Caso você trabalhe num setor sem mural, então terás que crackear a intranet inserindo um código malicioso da simpatia. O que deverá impactar no bom funcionamento da rede, acarretando uma perda considerável de receita devido a paralisação do seu bom funcionamento. O importante é que a queda da página não alterará o efeito da simpatia uma vez que, na maioria das vezes ela se encontra desatualizada e com o mesmo conteúdo desinteressante que a maioria dos funcionários ignora, não fazendo diferença se está no ar ou não. Além disso, seu efeito é prolongado, podendo ser ativado no seu novo emprego após sua provável demissão.

Olá, eu sou Flávio Santana, autor do site e do livro homônimo, Monkey S/A. Nele e aqui, escrevo sobre o que chamo de Realismo Fantástico Corporativo, me valendo de humor e sátira para abordar temas corporativos. O livro será lançado em 2025, mas se quiser saber mais ou conversar comigo a respeito, por favor, use o formulário abaixo. Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *