GERAÇÕES Z E Y

Luiz Guedes, fundador e sócio da EPIC Digitais. abriu a escotilha do bunker introspectivo da Monkey S/A para falar sobre cultura organizacional, inovação e o choque de gerações, principalmente com o pessoal das gerações Y e Z que já não aceitam tão facilmente certos modelos de gestão ou produtividade. A Wikipedia descreve estas gerações da seguinte forma:

geração Y, também chamada geração do milênio, esenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de trabalho. Se a geração X foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico, a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio“.

Já a geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, muito familiarizadas com a internet, compartilhamento de arquivos, telefonia móvel, não apenas acessando a rede de suas casas, mas também pelo celular, estando assim extremamente conectadas. Suas principais características são: compreensão da tecnologia e abertura social às tecnologias. Esta geração é confrontada com uma diferença de renda cada vez maior em todo o mundo e uma classe média encolhendo, o que tem levado ao aumento dos níveis de estresse nas famílias“.

E aí que o caldo entorna. Imagine estas gerações dentro de um modelo antigo de controle e poder que, por mais que se fale, se brade ao quatro ventos as modernidades e avanços de gestão de pessoas, o que ainda vemos por aí predominando é um modelo hierárquico e rígido.

A EPIC Digitais é startup focada em projetos corporativos transmídia que engajam criativamente as novas gerações, acaba de receber um aporte de R$ 1,2 milhão da associação de investimento-anjo BR Angels. Voltada a economia criativa e atuando com mídia através de influenciadores, cursos e produtores de conteúdo, a EPIC passou a estender seu portifólio de serviços e prodtos entrando no mercado de Metaversos, desde 2021, o EPICverso, plataforma de metaverso em 2d com foco corporatvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *