O MERCADO DE VINHOS E AS BARREIRAS PROFISSIONAIS

Andrea Ferreira, especialista em vinhos com certificação internacional e analista de inteligência do mercado de vinhos importados no Brasil e América Latina na Product Audit International, explica certas barreiras para quem deseja se profissionalizar no mercado de vinhos, em especial, os menos abastados.

Acontece que no mercado de trabalho de vinhos, existem determinadas certificações, nacionais e internacionais, que outorgam o conhecimento necessário a um determinado profissional. E os valores de tais comprovações são altos, se considerarmos a condição sócio-econômica da população, principalmente a periférica. que foi sempre o mote da nossa conversa.

Outro ponto que acaba encarecendo a formação/especialização e a educação profissional continuada na área são os custos de aquisição de material como os próprios vinhos, além de especiarias e insumos necessários a treinar o olfato e o paladar.

Ambos investimentos são obrigatórios e que, sem os quais, muito possivelmente o pretendente a entrar neste mercado terá sua formação deficiente.

Outro ponto a se destacar e que foi conversado neste corte é a questão do subssídio do valor das certificações pelas empresas. Andrea nos conta que raramente os funcionários que desejam se embrear neste caminho, recee algum tipo de patrocínio para especialização. Geralmente é ele e o seu bolso sozinhos, desbravando este futuro rubro pela frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *