Monkey S/A é uma marca que esta atrelada a conteúdo fantástico e introspectivo sobre o mundo corporativo, e, que aproveita essa deixa, pra fazer uma série de críticas bem humoradas a certas bizarrices deste meio.
Desde sempre, a ideia do projeto é ser algo transmídia. E, das mídias mais complexas e desafiadoras para mim, estão os jogos. Sou um apaixonado por jogos 2d e alguns deles moldaram meu caráter. É sério, tipo Final Fantasy VI. No entanto, desenvolver um bom jogo requer tempo, curva de aprendizagem, habilidades e recursos complexos, e com certeza levará bem mais tempo que os demais coelhos que desejo sacar da cartola do conteúdo digital.
De qualquer forma, a primeira fase da construção do GDD (Game Design Document) do jogo já esta pronta! Todo o conceitual e a mecânica estão desenhadas. Abaixo um “protótipo do protótipo do rpotótipo” para ilustrar e facilitar a visualização:
Será um jogo que a princípio vai rodar em Unity e terá como referência os jogos de RPG em 2D. Na aventura, você começará na empresa (a Monkey S/A, claro rs) como um trainee e terá que chegar ao cargo de gerente, tudo isso passando por cenários, personagens e situações bem características do Monkeyverso, sem deixar de lado as espetadas ao meio corporativo.
Neste segundo semestre, vou começar a fazer os testes de jogabilidade técnica, da relação entre os desafios, pontuações e dificuldades do jogo. Isto pronto, passarei para a criação de toda a narrativa e a história. Projeto longo, bem longo, como estão percebendo. Abaixo, parte das regras e core da montagem dos personagens que consta no GDD para apreciação e opinião dos srse sras.
CORE DO JOGO – DA MECÂNICA
1.CHECK DAS HABILIDADES E ESTADOS
Como nos jogos de fantasia, aqui é o sistema de rolagem de dados, baseados nos stats, habilidades, itens e nas dificuldades e sucesso das checagens.
Vamos nos basear num d10, range de probabilidade e quantidade de pontos de 1-10. No início do jogo, o jogador escolherá personagem feminina ou masculino e terá 30 pontos para distribuir em suas Características, sendo que nenhuma poderá ficar zerada.
Nível das Habilidades e Características
1. Medíocre
2. Ruim
3. Em Evolução
4. Moderado
5. Normal
6. Praticante
7. Competente
8. Profissional
9. Especialista
10. Mestre
11+ Lendário
AS 7 Características (Stats): O sistema deverá permitir que eu crie. Mas inicialmente serão estes, ele terá 30 pontos para distribuir:
Constituição (força e resistência), Agilidade, Intuição, Empatia, Raciocínio, Presença, Paciência.
Habilidades: Irei criar todas as habilidades. Ele terá 70 pontos para distribuir. Alguns exemplos só pra você ter ideia: Vendas, Idioma Estrangeiro, Excel avançado; Gestão de pessoas; gestão de projetos; edição de imagens; operação de máquinas e sistemas; comunicação, etc…
IMPORTANTE: O jogador não pode ter um valor de habilidade maior que 50% característica / média de características que seja pré-requisitos:
Ex.: Evento: “Vender uma ideia nova para a diretoria”
Habilidade: Vendas
Característica base: Presença + Raciocínio
Digamos que o jogador tenha: Presença 5 pontos + Raciocínio 4 pontos = 9
Na média (9/2=4,5) dá 4,5, sempre arredondando para baixo, logo, dá 4.
O jogador que adquirir a habilidade vendas, só poderá desenvolver então até 6.
Conta: 50% de 4 é 2. Então ele só pode chegar a 6, 4 da média das características + 2 dos 50%.
Ao longo do jogo, o usuário poderá comprar itens e ganhar pontos de experiência ou situações em que poderá aumentar ou mesmo diminuir valores das características e das habilidades.
E aí, o caminho é por aí? Se você gosta do tipo de conteúdo e conversa que crio por aqui, chega junto, se cadastre pra ampliarmos esse papo.