PROJETO IV – Clonagem dos Melhores Funcionários

RH FOR LOVE é o quarto capítulo do meu primeiro livro de humor e fantasia corporativa, o Monkey S/A: Num Mundo Corporativo Tão Tão Distante. Mais do que o título do capítulo, trata-se de uma expressão que uso para criticar algumas das práticas e ditames do RH que considero, no mínimo, equivocadas…

No livro, apresento uma das principais personagens e gestora de RH na Monkey S/A, Polyana Clouds, às voltas com a cobrança por um ROI concreto sobre a produtividade dos colaboradores da empresa. Nossa heroína apresenta então uma série de medidas inovadoras e capazes de atender a solicitação da alta gestão, entre eles o Projeto IV, transposto abaixo:

– Gerente Líder: Aretha M.

– N.Versão do Documento: 00277

Reconhecemos o fator humano como o principal diferencial para o sucesso longevo da Monkey S/A e este projeto inovador irá garantir que tenhamos os melhores recursos ao nosso dispor.

Gerente de projeto designado e nível de autoridade no projeto:

Dra. Aretha, recém contratada cientista de grande prestígio na comunidade científica na área de biogenética, em que realizou pesquisas promissoras com babuínos e que serão de grande valia no projeto que assumirá.

Motivação ou Justificativa do Projeto

Garantir:

Os melhores talentos nas áreas chaves de crescimento e sustentabilidade da empresa a longo prazo.

A competitividade da empresa nos mercados em que ela atua como líder.

A manutenção de um diferencial competitivo humano único e consistente a longo prazo.

OBJETIVOS DO PROJETO

Ampliar o Market Share em 10% em todas as áreas de atuação 25 anos após o início do projeto graças aos talentos replicados.

Clonar, em 10 anos, 30% dos melhores talentos nas áreas-chave da empresa.

PRODUTOS OU RESULTADOS DO PROJETO

O termo Guerra dos Talentos, cunhado na década de 90, nunca fez tanto sentido como nos dias atuais repletos múltiplos e inesperados concorrentes corporativos. E, apenas um time extraordinário garantirá a continuidade de qualquer empresa. Com a Monkey S/A não é diferente. Sabemos também que esses recursos humanos não são ilimitados, pelo contrário, são valiosos e buscados por todos no mercado.
Estamos cientes da cartilha de resultados a curto prazo da empresa, mas este é um projeto de longa execução devido à complexidade do cenário e de sua implementação.

O projeto hoje se encontra em sua fase inicial e estrutural, com seus objetivos e metas, dessa fase, elaborados pelo grupo multidisciplinar de trabalho que conta com total aval e suporte da alta diretoria.

STATUS ATUAL:

Convênio com os Laboratórios Científicos: levantamento e primeiras aproximações com os possíveis laboratórios parceiros com a expertise necessária para o projeto.

Seleção dos Voluntários: determinação dos departamentos prioritários para investirmos iniciais. Após essa etapa, analisaremos em cada setor os possíveis colaboradores que atendam todos os critérios envolvidos para servirem como doadores das células somáticas. Os voluntários serão selecionados em todas as áreas, exceto na contabilidade.

Arcabouço Jurídico: preparação legal envolvendo todos os aspectos jurídicos acerca deste assunto. Um dossiê contemplando futuras e inevitáveis implicações éticas, financeiras e morais complexas do projeto, arrolando tópicos como por exemplo os direitos do clone e impacto na folha de pagamento, a duplicidade de cargos para o mesmo funcionário e o conflito de geração
entre suas variantes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *